editor

Consumo de energia no Brasil deve crescer 4,5% ao ano na próxima década

Decrease Font Size Increase Font Size Text Size Print This Page

Vitor Abdala

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um estudo divulgado hoje (4) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia, prevê um crescimento do consumo de energia no país de 4,5% ao ano, pelos próximos dez anos. Segundo o estudo, a demanda nacional deve passar dos 472 mil gigawatts-hora (GWh) consumidos em 2011 para 736 mil GWh em 2021.

Segundo a EPE, o crescimento da demanda de energia será inferior à estimativa de crescimento da economia de 4,7% ao ano. Isso significa que, para produzir R$ 1 do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país), será necessário consumir menos energia.

Entre os setores da economia, o comércio deverá ter o maior aumento na demanda por energia na próxima década: 5,8% ao ano. Já o consumo do setor residencial deverá crescer 4,5% e o do setor industrial, 4,4%.

A EPE estima ainda que será possível economizar 32,2 mil GWh em 2021, por meio da eficiência energética. O volume é equivalente ao que será produzido pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Pará e é uma das principais obras do governo.

 

 

Edição: Lílian Beraldo


Print Friendly

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *