editor

Final da Taça Brasil de Beisebol acontecerá neste domingo

Decrease Font Size Increase Font Size Text Size Print This Page

O Estádio Mie Nishi recebe neste fim de semana (15 e 16/12) as semifinais e as finais da Taça Brasil de Beisebol. O esporte, muito tradicional nos Estados Unidos e no Japão, vem ganhando muitos adeptos também no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo.

A Taça Brasil de Beisebol chega aos seus momentos decisivos neste final de semana (15 e 16/12) no Estádio Mie Nishi. O tradicional palco do esporte na capital assistirá as semifinais no sábado e a grande final no domingo, com início às 8h30. As equipes que se enfrentarão no quadrangular são: Nippon Blue Jays, Gecebs, Guarulhos e Atibaia.

 

crédito da foto – Paulo Gervino

Na fase de classificação, o time dos Blue Jays despacharam os adversários, ganhando todas as partidas e classificando como primeiro colocado, além de principal favorito. Entretanto, o invicto da competição enfrentará o atual campeão brasileiro de Beisebol, o Atibaia, que chegou às semifinais apenas na quarta colocação, devido a critérios de desempate.

Na outra chave, o Gecebs e o Guarulhos disputam para ver quem poderá jogar pelo título no domingo. Na primeira partida entre os dois, os Gecebs levaram a melhor, vencendo por 2×0 o Guarulhos. A única equipe eliminada do torneio foi o São Paulo, já que para desempatar as três equipes que terminaram a primeira fase com quatro pontos cada, os critérios avaliados foram quais times cederam menos “corrida” (quando um jogador atravessa todo o campo, sem ser eliminado pelo outro time, e assim, pontua para sua equipe) aos adversários.

Em sua 19ª edição, a Taça é realizada em todo final de ano. Classificam-se para a competição as equipes que chegaram as semifinais do ano anterior, além das duas melhores classificadas do campeonato brasileiro de Beisebol. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação (SEME). “Antigamente, o perfil dos atletas que jogavam era predominantemente de origem japonesa. Hoje, apenas metade deles continua tendo esse perfil. A outra metade é composta de não-descendentes”, conta Massah Fujimoto, supervisor técnico do Estádio Mie Nishi.

 

O Beisebol

O objetivo do jogo, que tem média de 3 horas de duração, é pontuar batendo com um bastão em uma bola lançada e depois correr pelas quatro bases do campo. Um jogador da equipe atacante pode parar em uma das bases e, depois, avançar com a ajuda da rebatida de um companheiro. Os times trocam de posição assim que três rebatedores são eliminados. Um turno de ataque e defesa de cada time representa uma entrada e nove entradas compõem um jogo profissional. O time com mais corridas no final vence.

Serviço

Taça Brasil de Beisebol

15 de dezembro (semifinais)

8h30 – Atibaia x Nippon Blue Jays

12h – Gecebs x Guarulhos

16 de dezembro (finais)

8h30 – Disputa de 3º e 4º colocados

12h – Final

Local: Estádio Mie Nishi Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 5446 – Bom Retiro. Telefone: 3221-5105

Print Friendly

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *