editor

4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade tem categoria para Entidade Empresarial

Decrease Font Size Increase Font Size Text Size Print This Page
 

Entidades podem se inscrever até 20 de janeiro de 2014

São Paulo, 29 de julho de 2013 – Cada vez mais a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa estão entre os temas em debate em todos os setores. Por isso, entidades empresariais têm a oportunidade de mostrar iniciativas inovadoras que minimizem impactos econômicos, sociais e ambientais no 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). As inscrições para a premiação estão abertas e podem ser realizadas até 20 de janeiro de 2014 pelo site: www.fecomercio.com.br/sustentabilidade.

A certificação e a monitoria de fornecedores sobre as boas práticas de responsabilidade social e relações do trabalho foram os motivos que levaram à Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) a vencer o 3º Prêmio. O Programa de Qualificação de Fornecedores do Varejo da entidade visa gerar valor à cadeia varejista no setor de vestuário e erradicar práticas ilegais, como trabalho infantil, forçado ou irregular, a partir da qualificação dos fornecedores. As empresas não certificadas pelo programa ficam impossibilitadas de fornecer para as varejistas que estão associadas ao projeto. O programa é gerenciado por um comitê que conta, inclusive, com representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Outro projeto de certificação também foi vencedor na segunda edição do Prêmio. O Sindicato de Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região (Sindilav) desenvolveu em parceria com a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (Anel), o “Selo de Qualidade e Sustentabilidade” (SQS). A certificação valida o desenvolvimento, a implantação e a qualidade dos processos do segmento, passando desde o consumo e reutilização da água e uso da energia até a contratação de pessoal e o descarte dos insumos utilizados.

Novidades da 4ª edição

O 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que a partir dessa edição passará a ser anual, tem novidades. Dentre elas, uma nova categoria – Reportagem Jornalística – e a inclusão permanente do quesito “inovação”, linha de trabalho adotada na premiação anterior.

Com o ingresso da área de jornalismo, o prêmio conta com quatro categorias, três delas com subcategorias: Empresa (Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa, Indústria e Entidade Empresarial); Órgão Público; Academia (Professor e Estudante); e Reportagem Jornalística (Rádio/TV, Jornalismo Impresso e Jornalismo On-line). Os vencedores de cada categoria e subcategoria receberão um título de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil.

A avaliação dos projetos e a escolha dos vencedores serão baseadas nos seguintes critérios: inovação, relevância para o negócio, relevância para as demais partes interessadas, amplitude, resultado, e nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pela Fundação Dom Cabral. São eles: Ética nos negócios; Procedência dos produtos; Cadeia de suprimentos; Empregados; Operações do negócio; Logística; Atributos de qualidade dos produtos e serviços; Atendimento; Marketing; Consumo consciente; Crédito responsável; Concorrência; Interatividade com as comunidades; Mercados inclusivos; Autorregulação e interatividade com o poder público; e Meio ambiente.

 

 

 

 

Print Friendly

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *